Varejista se organiza e volta a lucrar

Segundo o Sebrae 25% das empresas fecham antes de completarem 2 anos. Os motivos são diversos, desde a falta de controle de estoque até desequilíbrio financeiro. Apesar do mercado oferecer ótimas ferramentas de apoio à gestão, muitos empreendedores insistem em economizar exatamente onde não deveria, afinal uma gestão automatizada diminui em muito a falência do empreendimento. A desculpa não é só a falta de dinheiro, a procrastinação é frequente, isto é, deixam sempre para depois, e o descontrole vai virando uma bola de neve onde muitos nem sabem que estão perdendo dinheiro e colocando em risco o próprio negócio.

Claro que não basta automatizar as tarefas, têm que controlar os custos, as despesas, manter o equilíbrio financeiro, ter capacidade de resolver os problemas do dia-a-dia, não misturar as contas pessoais com contas da empresa, e manter o foco no negócio. A lista poderia se estender muito mais, mas no final ficará claro que tudo isso será mais fácil lidar com o uso de ferramentas de apoio que possam automatizar os processos e retornar informações que lhe ajudam na tomada de decisões e definições de novas estratégias.

Anotações em caderno podem ser interessantes quando se tem meia dúzia de clientes, as planilhas permitem maior controle, apesar de trabalhosas e pouco confiáveis, mas nada disso de fato lhe dará segurança e agilidade.

Vou ilustrar o que muitos comerciantes passam com uma ou mais situações críticas

Alguns clientes chegam na loja pedindo um produto e logo você atende, geralmente atento para ser rápido e poder atender o próximo, com a prática você até se orgulha do quanto rápido você se tornou, mas um dos clientes não encontrou na prateleira o produto desejado e foi embora, e sabe para onde? Para a loja do vizinho. Infelizmente você não contava com um sistema que alerta sobre a falta de tal produto. Como não bastasse, no final do dia você encerra o expediente sem saber quanto e quais mercadorias foram vendidas, quanto de fato lucrou. Tem também aquele monte de comprovantes das maquininhas de cartões que irá separar o que é débito e crédito para poder saber quando e quanto irá receber.

Ah! o caixa não bate, porque será? Junte-se a isso a reclamação de outro cliente que desejava o cupom fiscal ou NF paulista, mas você não pode lhe oferecer porque o sistema estava com problema ou não atende a legislação, nesse caso você deve rezar para que o cliente não faça uma denúncia na Receita Federal, com isso lhe faz lembrar as cobranças de seu contador sobre o envio dos arquivos eletrônicos (xmls) das vendas e compras.

Já passou por uma ou mais situações como essa? O pior é que isso faz parte da rotina semanal de muitos estabelecimentos comerciais.

Se o sistema do estabelecimento acima fosse bom e completo, partindo do princípio que tivesse um sistema, adquirido de uma empresa que oferece suporte técnico, não só atenderia a legislação, como lhe ajudaria em todos os controles mencionados acima, além do frente de caixa (pdv) estar continuamente operante.

Agora que você tomou conhecimento sobre os benefícios de um Sistema de Gestão, que tal incluí-lo em sua lista de prioridades e com isso tornar sua gestão mais eficiente e lucrativa? Não tem tempo e/ou dinheiro? Até quando continuará a usar essa desculpa colocando em risco a fonte de sua renda? Afinal um Aplicativo Comercial não é custo, e sim um ótimo investimento, assim como as despesas do final de semana no lazer com a sua família, por sinal pago com o dinheiro vindo do seu negócio que a muito pede atenção especial para continuar competitivo num mercado cada vez mais informatizado.

O Sr. Renato, cuja loja de Hortifrúti estava fora de controle e foi inspiração para meu exemplo acima, decidiu colocar a mão na massa apoiado por seu contador. Na época o próprio contador ligou para a empresa SP Automação a procura de um sistema capaz de ajudar o seu cliente em diversos controles e resolver de vez a questão da legislação. Desta forma foi dado início ao processo de automatização, e hoje tanto o Sr. Renato como a contabilidade são colaboradores dessa empresa especializada em sistemas de gestão.

A SP Automação, conta com sistemas que atendem várias áreas do mercado e em especial o varejo, inclusive o sistema carro chefe para esse segmento é conhecido como SPVarejo Fácil, uma ferramenta que funciona pela Internet, simples e barata, mas que garante controles importantes como estoque, faturamento e financeiro, além de atender a legislação.

>> Confira AQUI os planos do SPVarejo Fácil, aproveite faça um teste <<

Gostou desse Post? Compartilhe com seus colegas e deixe um comentário.

 57 Total,  1 Hoje

Gostou do Post? Compartilhe 🙂