5 Dicas de marketing para sua Empresa

5 Dicas de marketing para sua Empresa
Por Matheus Moreira

Não é mistério para ninguém que um bom trabalho de marketing é um dos frutos de sucesso para toda e qualquer empresa. Mas o que muitos empreendedores iniciantes pensam, é que isso é coisa de empresa grande. O que não é verdade. Você também pode trabalhar o marketing para sua pequena empresa.

Há um velho ditado que diz: “quem não é visto, não é lembrado”. E isso se aplica com ainda mais importância para quem está começando uma loja. Afinal, todos querem ser conhecidos e reconhecidos pelo trabalho e pelos produtos que estão vendendo.

Então, para ajudar você, Micro Empreendedor Individual (MEI) ou do Simples Nacional, na divulgação e no conhecimento do seu empreendimento, criei este artigo com 5 dicas práticas para auxiliá-lo ainda mais na visibilidade da sua empresa. Confira:

1. Aposte no marketing digital
Em uma era digital, como a que estamos vivendo, fica fácil pensar em qual o primeiro meio de comunicação pelo qual uma empresa pode optar.

Os brasileiros são responsáveis por mais de 100 milhões de perfis em redes sociais. Isso significa que você terá um grande mercado para explorar, se usar as ferramentas corretas.

Facebook, Instagram e Whatsapp são algumas das opções de redes sociais para estabelecer uma comunicação com os seus clientes. Além de serem as redes sociais mais utilizadas no Brasil, elas também oferecem contatos diretos, listas de transmissão, entre outras métodos de ligação direta.

2. Site e blog
O site da empresa é como se fosse a placa de “Bem-Vindo” que você tem na porta de sua casa. Uma interface amigável, simples de compreender e que facilite o acesso aos seus produtos, é tudo que seu cliente precisa para “se sentir em casa.”

Um Blog também é uma forma de trazer conteúdos que agregam para seus clientes e fazer com que eles sintam interesse em conhecer mais sobre sua empresa.

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3. Ferramentas gratuitas para alcançar seus clientes
Existem diversas ferramentas que podem auxiliar na divulgação do seu negócio. Confira alguns exemplos:

Google Analytics: Uma das ferramentas mais usadas por empresários para monitorar a performance do seu site, obtendo informações como: quantidade de visitantes, origem de tráfego, páginas com maiores acessos e comparações entre períodos.

Google Trends: Utilizado para pesquisas de palavras-chaves, também apresenta gráficos que mostram o desempenho do número de buscas dos termos ao longo do tempo.

Google Alerts: Ajuda a descobrir quais redes sociais, por exemplo, estão gerando mais tráfego para o seu site.

4. Ações e eventos
Promover ações sobre determinada marca ou produto, que você tem em sua loja, também é uma boa ideia como ação de marketing para sua empresa.

Muitas vezes, você pode ceder o espaço da sua loja para seus fornecedores realizarem eventos em frente a sua loja para divulgação de produtos. O que pode ser um gancho para aumentar ainda mais sua visibilidade.

Promova também eventos de queima de estoque e promoções. Ou faça uma ação para fidelizar seus clientes recorrentes, com um convite para tomar o clássico “cafezinho” em sua loja, por exemplo.

Utilize textos que provoquem a urgência em seus consumidores, como “50% de desconto em toda a loja somente hoje”. Outra alternativa, é investir em programas de indicação ou fidelidade, onde o seu cliente é premiado com descontos ou brindes de acordo com a frequência que ele visita o seu estabelecimento.

5. O clássico nunca perde a magia
Métodos de divulgação tradicionais também são válidos e merecem o investimento. Artigos como flyers, banners, anúncios na rádio ou carros de som, podem ajudar o seu negócio a melhorar os resultados.

Principalmente se o seu público não tem acesso ou não possui o hábito de utilizar a internet.

Além disso, o boca a boca é uma das melhores formas de divulgar a sua empresa. Com um bom atendimento ao cliente, certamente ele se tornará a sua melhor ferramenta de marketing.

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